Notícia

Postado em 25 de Janeiro de 2017 às 11:37 Fonte: Cidadesnanet

Prefeitura de Massapê do Piauí abre casa de apoio para população em Teresina

A casa vai acolher a população do município que precisa de atendimento na Capital

Prefeitura de Massapê do Piauí abre casa de apoio para população em Teresina

Diariamente, dezenas de pessoas de municípios do Piauí viajam para a capital, Teresina, em busca de tratamento de saúde. O fato se dá em virtude da falta de estrutura do sistema público para atender adequadamente a população no interior.

Em Massapê do Piauí, município situado a 386 km da capital, a situação não é diferente. Pacientes que necessitam de tratamento de alta complexidade são encaminhados para Teresina.

Para melhor acolher os pacientes e seus acompanhantes na capital, a partir deste ano, o município abriu uma casa de apoio. Segundo o prefeito do município, Francisco Epifânio Carvalho Reis, até o ano passado, a Prefeitura Municipal licitava e contratava serviços de hospedagem em pensão. Chico Carvalho, como é conhecido, explica que na mesma pensão eram acolhidas pacientes e acompanhantes de várias cidades.

Prefeito Chico Carvalho

“Depois de analisarmos vários aspectos, nós decidimos por abrir uma casa para acolher somente as pessoas do nosso município. Com isso, nós vamos economizar recursos e oferecer mais conforto, comodidade e privacidade para nosso povo que realiza tratamento de saúde. As pessoas estão se sentindo muito melhor. Massapê é um município pequeno onde todos se conhecem”, disse.

A casa está bem localizada, próximo aos hospitais e clínicas, é ampla e toda murada. Tem sala de estar e de jantar, quatro quartos, dois banheiros, cozinha, área de serviço e garagem. O município comprou móveis como mesa, fogão, geladeira, bebedouro, nove camas, armário, painel e televisão, cadeiras e longarinas, além dos utensílios domésticos.

Marciel Silva, de paciente a acompanhante

Marciel José da Silva é de Massapê do Piauí e reside há quase quatro anos em Teresina, onde realiza tratamento de saúde. Com o passar dos anos, com a experiência e o conhecimento adquirido, além de paciente, Marciel passou a ser, também, um auxiliar, que orienta e acompanha as pessoas do município em busca de tratamento. Ele elogiou a iniciativa da casa de apoio. “A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. A casa de apoio vai trazer mais conforto e privacidade para a população. Nessas duas semanas já ouvi muitos elogios das pessoas que aqui já passaram”, disse.

Ao visitar a casa de apoio ao lado da primeira dama Verônica Cavalcanti, o prefeito Chico Carvalho reafirmou seu compromisso com o setor. “A saúde sempre foi uma prioridade em nosso governo. E nós estamos implementando cada dia mais. Essa casa de apoio é uma das melhorias que estamos oferecendo ao nosso povo. Além disso, vamos ampliar o atendimento médico na sede e na zona rural. Vamos ter médico todos os dias de manhã e à tarde, oferecendo atendimento no próprio município, evitando assim o deslocamento para Jaicós e Picos.

Veja imagens:


 


Comentários »