Diariamente, dezenas de pessoas de municípios do Piauí viajam para a capital, Teresina, em busca de tratamento de saúde. O fato se dá em virtude da falta de estrutura do sistema público para atender adequadamente a população no interior.
Em Massapê do Piauí, município situado a 386 km da capital, a situação não é diferente. Pacientes que necessitam de tratamento de alta complexidade são encaminhados para Teresina.
Para melhor acolher os pacientes e seus acompanhantes na capital, a partir deste ano, o município abriu uma casa de apoio. Segundo o prefeito do município, Francisco Epifânio Carvalho Reis, até o ano passado, a Prefeitura Municipal licitava e contratava serviços de hospedagem em pensão. Chico Carvalho, como é conhecido, explica que na mesma pensão eram acolhidas pacientes e acompanhantes de várias cidades.
“Depois de analisarmos vários aspectos, nós decidimos por abrir uma casa para acolher somente as pessoas do nosso município. Com isso, nós vamos economizar recursos e oferecer mais conforto, comodidade e privacidade para nosso povo que realiza tratamento de saúde. As pessoas estão se sentindo muito melhor. Massapê é um município pequeno onde todos se conhecem”, disse.
A casa está bem localizada, próximo aos hospitais e clínicas, é ampla e toda murada. Tem sala de estar e de jantar, quatro quartos, dois banheiros, cozinha, área de serviço e garagem. O município comprou móveis como mesa, fogão, geladeira, bebedouro, nove camas, armário, painel e televisão, cadeiras e longarinas, além dos utensílios domésticos.
Marciel José da Silva é de Massapê do Piauí e reside há quase quatro anos em Teresina, onde realiza tratamento de saúde. Com o passar dos anos, com a experiência e o conhecimento adquirido, além de paciente, Marciel passou a ser, também, um auxiliar, que orienta e acompanha as pessoas do município em busca de tratamento. Ele elogiou a iniciativa da casa de apoio. “A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. A casa de apoio vai trazer mais conforto e privacidade para a população. Nessas duas semanas já ouvi muitos elogios das pessoas que aqui já passaram”, disse.
Ao visitar a casa de apoio ao lado da primeira dama Verônica Cavalcanti, o prefeito Chico Carvalho reafirmou seu compromisso com o setor. “A saúde sempre foi uma prioridade em nosso governo. E nós estamos implementando cada dia mais. Essa casa de apoio é uma das melhorias que estamos oferecendo ao nosso povo. Além disso, vamos ampliar o atendimento médico na sede e na zona rural. Vamos ter médico todos os dias de manhã e à tarde, oferecendo atendimento no próprio município, evitando assim o deslocamento para Jaicós e Picos.
Veja imagens: