“Educação: Responsabilidade e Compromisso Nosso”. Esse é o tema da I Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Massapê do Piauí, através do qual a Secretaria Municipal de Educação faz um chamamento aos professores em prol de uma educação capaz de promover o desenvolvimento sociocultural das novas gerações.
Na cerimônia de abertura realizada nesta segunda-feira, 20, no auditório da Câmara Municipal, a secretária municipal de Educação, Bruna Leal, deu as boas vindas aos professores e destacou o compromisso da gestão do prefeito Chico Carvalho com a educação. A gestora definiu a Jornada como um momento rico em troca de conhecimentos. “Um encontro pedagógico é de extrema importância, visto que, somos serem em eterna aprendizagem. Todos nós temos sempre o que aprender e ensinar, e esse é um momento de troca de conhecimento”, disse.
A Jornada, que abre oficialmente o ano letivo na Rede, tem como objetivo promover a integração dos profissionais com a equipe gestora da educação e entre si, fortalecer as práticas educativas e a socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes, além de preparar e motivar os profissionais para receber os cerca de 1,1 mil alunos, que retornarão às aulas no dia 06 de março nas sete escolas e uma creche.
Bruna Leal salientou que os professores da Rede Municipal são experientes e conhecedores dos desafios da educação pública, e fez um convite a se unirem, enfrentarem e superarem os desafios. A secretária enfatizou a importância de uma parceria para caminharem juntos em prol do mesmo objetivo, uma educação de qualidade. Ela lembrou que 2017 é ano de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Vamos trabalhar para melhorarmos, continuarmos avançando. Não se trata apenas de números, mas, de resultados, pois uma boa avaliação mostrará que estamos no caminho certo”, pontuou.
Iniciada hoje, a Jornada Pedagógica segue até a próxima sexta-feira, 24. Na programação do primeiro, duas palestras ministradas pelo conceituado Isaque Folha, pedagogo pós-graduado em psicopedagogia e educação infantil, músico e escritor, com os temas “O preço de um resgate” e “Relacionamento Sustentável: Preservando o meu ambiente”.
Além da secretária, também estiveram presentes a supervisora municipal de ensino, Josefa Costa; a presidente do Sindicato dos Servidores, Ana Lúcia; a pedagoga Maria do Socorro Carvalho, que desenvolverá um projeto educacional voluntário ao longo do ano; e representando os demais, o diretor Joaquim Lopes, a coordenadora Maria da Conceição Carvalho e a professora Inês Sousa.
Fonte: Ascom