A Prefeitura de Massapê do Piauí, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão Pró-Selo e a da articulação das Secretarias Municipais, de Assistência Social, Saúde, Educação, realizou na manhã desta terça-feira, 14, o II Fórum Comunitário, que tem como tema “Eu e Massapê crescendo juntos”, que busca mais uma conquista da certificação internacional, Selo Unicef – Município Aprovado, Edição 2013-2016, iniciativa que reconhece o esforço do município, na implementação de programas, ações e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.
O objetivo do II Fórum Comunitário é mostrar aos participantes os avanços obtidos através dos indicadores nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social e promover a participação da comunidade no encaminhamento das politicas públicas.
A presidente do CMDCA, que abriu o evento, agradeceu o apoio e a dedicação de todos os envolvidos na articulação do Selo e principalmente da Gestão, que continua com a sua visão prioritária, desde a primeira adesão ao Selo Unicef, nas ações e políticas públicas desenvolvidas nas áreas da infância e adolescência.
Em seu discurso a primeira dama Verônica Cavalcanti, representado o prefeito, Francisco Epifânio de Carvalho Reis, Chico Carvalho, agradeceu o empenho e a seriedade das secretarias articuladas e suas unidades, pelas ações e programas desenvolvidos, que tem como foco principal, as crianças e adolescentes. “O reconhecimento através da Certificação do Selo Unicef é importantíssimo porque torna pública as ações desenvolvidas no município, em prol das crianças e adolescentes”, destacou.
O evento foi realizado na Câmara Municipal, e sucedeu em dois momentos. O primeiro aconteceu a “Feira das Ações”, com a exposição e votação das ações estratégicas e planejadas, as conquistas e os desafios da na área da Assistência Social, Saúde, Educação.
No segundo momento foi realizada a plenária, com apresentação do Selo Unicef, feita pela articuladora, Thasmany Karla, com o Diagnóstico atualizado e o Plano de Ação. Em seguida aconteceu apresentação das três Ações Estratégica escolhidas pela sociedade dos seguimentos representativos.
A ação escolhida na área da Educação foi o Projeto que tem como tema, ‘Por uma infância sem racismo’. Apresentado na plenária pela secretária, Bruna Carvalho, o Projeto tem por objetivo enfrentar o racismo, e combater práticas preconceituosas ou discriminatório nas escolas.
A ação estratégica escolhida na área da Assistência Social foi a ‘VII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente’. A ação que tem por objetivo promover iniciativas pela redução das desigualdades sociais de politicas públicas voltadas para crianças e adolescentes. A assistente social, Samayra Mary fez apresentação da ação.
Na saúde, a ação escolhida foi, ‘Assistência ao pré-natal, parto e pós-parto’, que tem por objetivo reduzir a mortalidade infantil e materna. A ação foi apresentada pela coordenadora da atenção básica, Gabriela Batista. houve ainda durante o evento uma aprentaçao de flauta com os jovens do Nuca.
Arlete Lima, participante NUCA destacou a importância no mesmo no desenvolvimento das crianças e adolescentes do município . “Ser adolescente não é fácil, muitas transformações se passa em nosso corpo e em nossa mente, muitas vezes nos sentimos excluídos. Somos seres humanos em desenvolvimento, temos deveres, e também temos direitos, direitos de participar de decisões políticas, direito de ser ouvido e respeitado enquanto cidadão em desenvolvimento, e através iniciativas como as do NUCA podemos participar de varias ações importantes, por isso deixo aqui registrado a importância do mesmo para desenvolvimento dos adolescentes na nosso município, pois através do NUCA nossas opiniões e visões de mundo podem se tornar realidade, e assim podemos sonhar com um futuro melhor”, disse.
A mediadora Lucineide explicou que a função do mediador e apenas conferir se o munícipio postou a comprovação das ações da plataforma, destacando ainda que consegue perceber claramente que o município realizou as ações. “Nossa função é verifica se realmente aquele documento que é exigindo pelo Selo Unicef foi postado no sistema e depois valida essas ações. Agora quero dizer que estou muito feliz de estar em Massapê e eu consigo perceber claramente que ações foram realmente realizadas e percebo também o empenho da prefeitura e das pessoas que trabalham nas secretarias, o empenho de cada um na realização dessas atividades”, disse.
Posteriormente, já no período da tarde, o mediadora do Selo Unicef, Lucineide Rodrigues, realizou uma visita, à Sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDMDA e do Conselho Tutelar, acompanhado da Articulada da secretária de Assistência Social e a presidente do CMDCA, com o objetivo de avaliar o grau de funcionamento, dentre elas, estrutura e atendimento, através de documentos, atividades que deverão ser regidas comprovadamente de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
A realização do 2º Fórum Municipal do Selo Unicef é a última etapa das ações exigidas pelo Unicef para que o município seja contemplado com a aprovação do Selo, além de ser uma estratégia que tem como meta a redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos nos municípios.
Após a avaliação e análise das metas alcançadas sairá à relação dos municípios aprovados para edição 2013/2016, previsto para Dezembro de 2016.
Participaram do evento a primeira-dama, Veronica Cavalcante, representando o prefeito municipal, Chico Carvalho, da articuladora do Selo Unicef, Thasmany Karla, dos Secretários Municipais de Saúde, Maria Lúcia Carvalho, de Educação, Bruna Carvalho, de Assistência Social, Remédios, Morais, de Gestão e Planejamento, Lucileide Carvalho, de Agricultura, Antônio Filho, de Cultura, Zandra Morais, de Esportes Nivaldo Carvalho, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Conselheiros Tutelares, Joyce Lima, do vereador Elder Morais, do representante do NUCA Arlene Lima e do mediadora do Selo, Lucineide Rodrigues. Também prestigiaram o evento o Conselho Tutelar e a comissão Pró-selo do município de Jaicós.
veja as fotos: