A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí pagou R$ 57.120,00 de contrapartida ao fundo de recursos do Garantia Safra 2015/2016, beneficiando a 1.120 agricultores do município que estão inscritos no programa.
O montante foi dividido em seis parcelas iguais de R$ 9.520,00, cujos pagamentos foram realizados nos meses de março, maio e julho deste ano.
O Garantia Safra é um benefício pago aos agricultores familiares que registrarem 50% de perdas na produção agrícola por conta da estiagem. Massapê do Piauí está situado na região do Semiárido piauiense, que tem sido castigada pela estiagem nos últimos anos.
O volume de produção dos agricultores tem reduzido em virtude das chuvas irregulares e, segundo o prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho (PP), o benefício do Garantia Safra tem contribuído significativamente para o sustento das famílias do campo.
“O Garantia Safra é um programa importante e mantê-lo em funcionamento em Massapê é um compromisso nosso com os agricultores do município”, afirmou o prefeito. Segundo ele, desde que assumiu a gestão do município, tem trabalhado para implementar o programa. “Todos os anos nós pagamos regularmente a contrapartida do município, e além disso, aumentamos o número de cotas, fazendo com que mais agricultores sejam beneficiados”, disse. Em 2013, o município tinha 1.001 agricultores inscritos. Hoje, a cota do município é de 1.120 agricultores.
O recurso do Fundo Garantia-Safra é composto por contribuições do agricultor, do município, do estado e da União. Na safra 2015/2016, a contribuição do agricultor é de 2% do valor do benefício, o município paga 6% por agricultor, o estado contribui com 12% do valor ao Fundo e a União paga, no mínimo, 40 % por agricultor que aderir ao Garantia-Safra).