A Secretaria Municipal de Saúde de Massapê do Piauí, que tem a frente a gestora, Deliany Cavalcanti, suspendeu diversos servições e atividades desenvolvidas na pasta, como medida de prevenção à propagação do coronavírus.
A iniciativa, considera a declaração de emergência em saúde pública da importância internacional pela Organização Mundial de Saúde – OMS, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus – convid-19.
A suspensão das atividades segue ainda as recomeçadões do Decreto Municipal Nº 07\2020, que suspende pelo período de 15 dias os serviços de saúde, podendo ser prorrogado por igual período.
Foram suspensos atividades coletivas e grupais em todos os serviços da Secretaria Municipal de Saúde, atendimento ao NASF, os atendimentos de fisioterapia, odontológico e com a Dr. Gioconda (Jaicós) – apenas urgência e emergência, bem como, servidores que tenham 60 anos ou mais, gestantes e portador de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e respiratórias.
Também ficam suspensos atendimentos ao público na Secretaria de Saúde, como regulação de consultas, e exames, atualização e cadastro de cartão do SUS e bolsa família, além de transporte coletivo de pacientes para Teresina e Picos, mantendo-se apenas ou em tratamento de oncologia, programas de puericultura e pré-natal, hiperdia, prevenção em dias pré-determinados, visitas domiciliares somente em em casos urgência e emergência, e o profissional deve estar paramentado com EPI, coleta de sangue e teste do pezinho.
Ficam mantidos, atendimentos médico e de enfermagem nas ESF, apenas urgência e emergência, sala de vacinação, farmácia básica funcionará normalmente das 8h às 12h e de 14h ás 17h, campanha de vacina, funcionamento SPA e transporte de pacientes somente urgência e emergência.