Notícia

Postado em 27 de Maio de 2020 às 09:12 Autor: Danilo Bezerra Fonte: Ascom

Saúde instala sala para testes e atendimento de pacientes com sintomas respiratórios

Massapê do Piauí segue adotando uma série de medidas restritivas e de prevenção

Sem nenhum caso positivo até o momento, Massapê do Piauí segue adotando uma série de medidas restritivas e de prevenção, com o objetivo de barrar a chegada do coronavírus no município.

Nesta terça-feira, 26 de maio, foi aberta na Unidade Básica de Saúde da sede, uma sala específica para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios.

A sala de acesso exclusivo. Para isso, foi realizada uma intervenção na estrutura da Unidade, abrindo uma nova entrada e instalada uma tenda em frente.

Deliany Cavalcanti, secretária de Saúde, explicou que o local é destinado ao atendimento específico de pacientes que apresentam algum sintoma respiratório sugestivo, aos estão chegando de viagens, como também, para a realização dos testes rápidos.

“Será feita uma triagem no atendimento. Se o paciente chega na Unidade com algum sintoma respiratório, ele será encaminhado para essa sala e terá um atendimento específico. Se não, o atendimento segue o procedimento normal”, disse a gestora.

Com a abertura dessa sala específica, o município visa oferecer um atendimento mais seguro e eficiente, tanto para os pacientes que estão buscando serviços de saúde por outras causas, quanto aos que apresentam quadro gripal e problemas respiratórios.

Na UBS, também foi instalado um lavatório de mãos na principal entrada, afixados faixa e cartazes com orientações para os usuários dos serviços de saúde.

Deliany destacou que outro cuidado adotado pela Secretaria de Saúde tem sido em relação aos profissionais de Saúde que prestam serviços em outros municípios e unidades de saúde. Testes rápidos tem sido realizado como medida preventiva. “Os profissionais de Saúde que atuam em Massapê tem total responsabilidade. São pessoas comprometidas e que estão atuando diretamente na prevenção, nos ajudando a manter Massapê livre do coronavírus”, disse.

Blitz
Outra ação importante é a realização da blitz educativa, iniciada há mais de um mês, em frente ao Posto de Saúde do povoado Lagoa Grande, na PI 461, principal via de acesso ao município. Lá, equipes multiprofissionais atuam durante todo dia na abordagem aos condutores de veículos que trafegam na rodovia, e repassam orientações sobre as principais medidas de prevenção ao coronavírus, como o isolamento social.

Também são distribuídas máscaras de proteção facial, higienizadas as mãos e aferida a temperatura de pessoas que chegam a Massapê vindos de outros municípios considerados de risco.

A Secretaria de Saúde também tem atuado na Casa Lotérica, que registra um maior fluxo de pessoas diariamente, em virtude do pagamento dos benefícios sociais, como bolsa família e auxílio emergencial.

Com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança à população, a Saúde direcionou as filhas para a área interna do Mercado Público Municipal, que é coberta, e também disponibilizou cadeiras para as pessoas, mantendo o distanciamento social recomendado.

Na entrada da Casa Lotérica, dois servidores do município atuam higienizando as mãos das pessoas com álcool.

 

Boletim

Com o objetivo de informar a população, a Secretaria de Saúde de Massapê do Piauí tem divulgado Boletins Epidemiológicos com os dados do coronavírus no município. O último foi divulgado na noite desta terça-feira, 26 de maio, com 17 casos notificados, 17 descartados, nenhum suspeito e nenhum confirmado.

 



Comentários »