A Secretaria de Saúde de Massapê do Piauí iniciou nesta quarta-feira (10) a segunda etapa da primeira fase do plano de vacinação da população contra a Covid-19. Na primeira etapa foram vacinados os trabalhadores de saúde, aqueles que se encontram entre os grupos mais expostos ao vírus. A imunização desses trabalhadores visa garantir a manutenção do funcionamento dos serviços de saúde, essenciais à população.
Nessa fase estão sendo vacinados o idoso com idade superior a 90 anos, que são os grupos de maior risco de agravamento e óbito em caso de contágio do vírus.
A enfermeira Claudete Batista, que é coordenadora da Atenção Básica, informou que o município tem 29 idosos com mais de 90 anos. A imunização dessa população foi iniciada nesta quarta-feira, a domicílio. “Em virtude da dificuldade de locomoção, as nossas equipes de vacinação estão indo até os idosos fazer a aplicação da vacina”, disse.
Para isso, o município de Massapê recebeu um novo lote com 84 vacinas CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan. “Esse novo lote, 30 vacinas são a primeira dose dos idosos com mais de 90 anos, e as outras 54 são a segunda dose dos trabalhares de saúde, cujo intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias”, detalhou Claudete.
Até amanhã, sexta-feira (12), todos os idosos com mais de 90 anos deverão estar imunizados. A primeira idosa a tomar a vacina foi a aposentada Alzira Alves dos Santos, de 94 anos, que reside no povoado Peixe, zona rural do município.
Até o momento, o município já recebeu 168 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, que estão sendo aplicadas seguindo o plano nacional de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, obedecendo os critérios dos grupos prioritários.
A vacinação aos demais grupos será realizada conforme a disponibilidade da vacina. O objetivo é contribuir para a redução de morbidade de mortalidade causados pela Covid-19, bem como a transmissão da doença.