A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma semana com várias atividades para reforçar a prevenção e o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Ação é realizada em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Estratégia de Saúde da Família (PSF). As atividades iniciaram nesta terça-feira, 10, com uma palestra na escola João Manoel da Costa, que foi ministrada pelos profissionais do NASF, Dayara Sousa e Manoel Neto, que repassaram orientações sobre o mosquito, as doenças que o mesmo transmite e as formas de combatê-lo.
Segundo o fonoaudiólogo Manoel Neto, a ação mais efetiva para combater o mosquito, ainda é, a eliminação dos focos. “É importante descartar corretamente todo e qualquer recipiente que possa acumular água. Sendo necessário manter o ambiente limpo e sem água parada”, disse.
Na manhã desta quarta-feira, 11, foi realizada outra palestra na Creche Tia Biluca, conduzida pela Nutricionista, Dayara Sousa. Segundo ela, a palestra tem por objetivo levar aos alunos e profissionais da educação informações sobre as doenças que o aedes aegypti transmite e a importância de detectar e combater possíveis criadouros do mosquito. “A ideia é fazer das crianças agentes multiplicadores, levando as orientações que receberem na escola para suas casas, casas de parentes e vizinhos”, frisou.
Serão realizadas ainda pelos profissionais do NASF e PSF, diversas outras ações na zona rural e urbana de Massapê. A semana de mobilização culmina na quinta-feira, 19, com uma passeata, que sairá da UBAS e segue até a Praça Matias Costa, quando os participantes serão divididos em grupos e farão um mutirão de limpeza pelas ruas da cidade.
Segundo a secretária de Saúde, Maria Lúcia Carvalho, as ações são de cunho preventivo, educativo, e reforça o combate ao mosquito, uma vez que a saúde já realiza um trabalho continuo para evitar que município tenha registro das doenças.
“Desde o início do ano os agentes de endemias realizam um trabalho de monitoramento, com visitas as casas, ainda foram confeccionados adesivos que são distribuídos nas residências após a vistoria, e, essa ação é continua, mas sabemos que tivemos muitas chuvas no município, e o mosquito é sensível tanto a chuva como a altas temperaturas, quando chove aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura aumenta cresce a velocidade do desenvolvimento das larvas, por isso é importante reforças as ações para que não ocorra a proliferação do mosquito”, informou Lucinha, como é conhecida.
Maria Lúcia reforçou que prevenir é a melhor forma de evitar o mosquito. “Não tem índices de dengue no município, mais devido à chuvas, provavelmente, tenha focos do mosquito, então precisamos prevenir e combater uma possível disseminação do aedes aegypti”, conclui a secretária.
Veja fotos: