A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, aposta no uso das tecnologias para otimizar os serviços públicos de saúde prestados à população do município. Com esse objetivo, nesta quarta-feira, 26, o prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, e a secretária Deliany Cavalcanti, realizaram a entrega de tablets para todos os agentes comunitários de saúde.
Segundo a secretária, na aquisição dos dispositivos móveis foram investidos cerca de 16 mil reais, recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde. “Com essa ação de inclusão digital, o município cumpre a orientação do Ministério da Saúde, que estabeleceu como meta a informatização da Saúde”, disse Deliany.
O objetivo é facilitar o trabalho dos agentes, dinamizando a coleta de dados do acompanhamento mensal de todas as famílias, feita por meio da visita domiciliar. Os dispositivos móveis foram equipados com o aplicativo “e-SUS AB Território”, que foi sincronizado com o sistema atualizado e possui o banco de dados de todas as famílias da sua respectiva área. O aplicativo será alimentado pelos ACS durante as visitas, e os dados repassados mensalmente para o sistema do Ministério da Saúde.
O prefeito Chico Carvalho, como é conhecido, acredita que a inovação vai trazer melhorias para os profissionais e usuários, uma vez que a equipe de Saúde da Família terá mais informações sobre o histórico dos pacientes.
“Vai facilitar muito o trabalho realizado pelos agentes comunitários e pela equipe da Secretaria de Saúde, pois todo esse trabalho era feito manualmente. As informações eram coletadas em papel, nas fichas de cadastro das famílias e, depois, os dados eram lançados no sistema. Agora, com o uso dos tablets, as informações serão coletadas com maior agilidade e lançadas com rapidamente com a sincronização dos sistemas do dispositivo e do computador. Certamente vamos ter um aumento na produtividade dos agentes.”, disse.
O ACS Raimundo Neto também destacou a praticidade como principal benefício. “Vai melhorar muito. A gente vai deixar de trabalhar com tanto papel e fazer tudo no tablet. Não precisa de internet e a gente consegue utilizar o aplicativo em qualquer lugar. É bem mais prático. Vai ajudar bastante na questão de produção, pois vai reduzir 80% do material e também o tempo de visita e acompanhamento das famílias. Coisas que a gente levaria um dia todo pra fazer, agora vai ser mais rápido”.
Após a entrega dos tablets, a Secretaria de Saúde ofereceu um treinamento para os profissionais utilizarem a nova tecnologia de atendimento.