Postado em 22 de Setembro de 2018 às 18:43 Fonte: Cidades na Net

Em Massapê, Saúde realiza mobilização pela valorização da vida e combate ao suicídio

Campanha de valorização da vida e de prevenção e combate ao suicídio

Massapê do Piauí aderiu à campanha ‘Setembro Amarelo’. Durante todo o mês, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, está realizando uma campanha de valorização da vida e de prevenção e combate ao suicídio.

Na tarde desta sexta-feira, 21, a campanha invadiu as ruas da cidade, com a realização de uma caminhada que teve início na Unidade Básica de Saúde. Com faixas, cartazes, distribuindo panfletos e transmitindo orientações através de um som automotivo, profissionais da saúde, educação e de outros órgãos da administração municipal, alunos das escolas públicas chamaram a atenção da comunidade para esse grave problema de saúde pública.

A caminhada encerrou na praça central da cidade, onde a psicóloga do NASF, Débora Sá, repassou orientações importantes à cerca do suicídio, como reconhecer os sinais de alerta, os mitos e verdades sobre o suicídio e como agir para ajudar uma pessoa em sofrimento. Após repassar as orientações, a psicóloga convocou os presentes a serem multiplicadores. “Propaguem essas informações. Elas podem ajudar a salvar vidas.”, disse.

O fonoaudiólogo e coordenador do NASF, Manoel Neto, chamou a atenção para os números alarmantes do Ministério da Saúde. “No Brasil, pelo menos 30 casos são registrados por dia. O suicídio já é considerado a quarta maior causa de morte no país.”, disse.

A mobilização culminou com apresentações feitas pelo grupo de adolescentes e jovens do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, através de poema, peça teatral e uma música, encerrando com a troca de abraços e afetos. A participação do grupo emocionou aos presentes.

De acordo com a secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, mas do que apenas falar sobre o suicídio, a intenção da campanha é prevenir mortes prematuras a partir da orientação à população e através do acompanhamento de pessoas em sofrimento.

“O município de Massapê aderiu à campanha Setembro Amarelo. Contratamos uma profissional da psicologia, que passou a integrar a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde na Família, e estamos realizando diversas atividades como palestras, visitas domiciliares, atendimentos na Unidade Básica de Saúde. E hoje, estamos realizando essa caminhada com o objetivo de levar as orientações importantes para mais pessoas.”, disse.

Atualmente, dois profissionais da psicologia atuam em Massapê do Piauí, Evilásio Moura, no Centro de Referência da Assistência Social, e Débora Sá, no Núcleo de Apoio à Saúde na Família.

Além da secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, a caminhada contou, também, com a participação de outros secretários municipais, Leonel Lopes (de Educação), Lucileide Carvalho (de Gestão), Maria Lúcia (de Cultura) e Roberto Carvalho (de Esportes), além da articuladora do Selo Unicef em Massapê, Joelma Araújo, do mobilizador de adolescentes, Wanderley Veloso, dentre outros.

_Veja fotos