A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 14, ações em alusão ao “Agosto Dourado”, que é o mês de incentivo à amamentação, e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
O evento aconteceu no auditório da Academia de Saúde e contou com a participação dos profissionais de saúde e das gestantes assistidas pelas estratégias do município, quando foram realizadas ações relacionadas a promoção, proteção e o apoio ao aleitamento materno.
O tema da campanha em 2019, é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”. A campanha de amamentação destaca a conscientização dos pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno.
Abertura foi conduzida pela coordenadora da Rede de Atenção Básica, Claudete Batista, que agradeceu a participação das gestantes, bem como, dentre outros pontos, destacou a importância de realizar a campanha “ Agosto Dourado”, como forma de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.
A secretária de Gestão e Planejamento, Lucileide Carvalho, parabenizou a Secretaria de Saúde pelo evento e as gestantes e os pais pela participação. “Esse é momento muito importante para essa fase em que vocês estão, eu acredito que tanto a mãe como pai, quer ver o bem estar de um filho, seja na infância ou na vida adulta, e para isso, esse cuidado deve iniciar desde a gestação, então quero parabenizar vocês por fazer esse acompanhamento e desejar uma boa sorte as futuras mamães”, disse.
Durante o evento foram realizadas palestras e rodas de conversas. A nutricionista Dayara Sousa e a enfermeira Danielly Xavier, ministraram uma palestra em que abordaram sobre os benefícios do aleitamento materno e os cuidados com o recém-nascido.
Elas explanaram ainda sobre os mitos e verdades do aleitamento, esclareceram dúvidas e orientaram as gestantes sobre importância de que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o 6º mês de vida, por ter o leite materno os nutrientes necessários para um desenvolvimento mais saudável da criança.
A médica Dr. Geovana Maia, reforçou o importância do aleitamento materno. “Nos seis primeiros meses vidas não existe benefício maior para a criança que a amamentação, que faz bem, tanto para mãe quanto para o bebê. E estes benefícios perduram até a vida adulta, pois o leite materno melhora a resistência, evita diversas doenças e contribui no melhor desenvolvimento da criança” destacou.
Após as orientações repassadas pelos profissionais de saúde, foram realizadas dinâmicas que promoveram a interação das mães e dos pais, assim como, outros membros da família, em que eram presenteados ao término de cada atividade. Houve ainda a entrega de lembrancinhas e foi servido um lanche.
Veja fotos: