Postado em 14 de Agosto de 2019 às 16:57 Fonte: Cidades na Net

Campanha “Agosto Dourado” incentiva amamentação e o emponderamento da família

Agosto é o mês de incentivo à amamentação

A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 14, ações  em alusão ao “Agosto Dourado”, que é o mês de incentivo à amamentação,  e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

O evento aconteceu  no auditório da Academia de Saúde e contou com a participação dos profissionais de saúde e das  gestantes assistidas pelas estratégias do município, quando foram realizadas ações relacionadas a promoção, proteção e  o apoio ao aleitamento materno.

O tema  da campanha em 2019,  é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”. A campanha de amamentação destaca a conscientização dos pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno.

Abertura foi conduzida pela  coordenadora da Rede de Atenção Básica, Claudete Batista, que agradeceu a participação das gestantes, bem como, dentre outros pontos,  destacou a importância de realizar a campanha “ Agosto Dourado”,  como  forma  de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.

A secretária de Gestão e Planejamento, Lucileide Carvalho, parabenizou a Secretaria de Saúde pelo evento e as gestantes e os pais pela participação. “Esse é momento muito importante  para essa fase em que vocês estão, eu acredito que tanto a mãe como pai, quer ver o bem estar de um filho, seja na infância ou na vida adulta, e para isso,  esse cuidado deve iniciar desde a gestação, então quero parabenizar vocês por fazer esse acompanhamento e desejar uma boa sorte as futuras mamães”, disse.

Durante o evento foram  realizadas palestras e rodas de conversas. A nutricionista Dayara  Sousa e a enfermeira Danielly  Xavier, ministraram uma palestra em que abordaram sobre os benefícios do aleitamento materno e os cuidados com o recém-nascido.

Elas explanaram ainda sobre os mitos e verdades do aleitamento, esclareceram  dúvidas e orientaram as gestantes  sobre importância de que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o 6º mês de vida,   por ter o leite materno  os nutrientes necessários para um desenvolvimento mais saudável da criança.

A médica Dr. Geovana Maia,   reforçou  o importância  do aleitamento materno. “Nos seis primeiros meses vidas não existe benefício maior para  a criança que a amamentação, que faz bem, tanto para mãe quanto  para o bebê. E estes benefícios perduram até a vida adulta, pois o leite materno melhora a resistência, evita diversas doenças e contribui no melhor desenvolvimento  da criança” destacou.

Após as orientações repassadas pelos profissionais de saúde, foram realizadas dinâmicas que promoveram a interação das mães e dos pais,  assim como, outros membros da família, em que eram presenteados ao término de cada atividade.  Houve ainda a entrega de lembrancinhas e foi servido um lanche.

Veja fotos: