A Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Massapê do Piauí e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes -NUCA, reuniu na manhã desta quarta-feira, 23, as mães de crianças de 0 a 5 anos do município para tratar sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade.
O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação das mães, membros da Comissão Intersetorial, adolescentes do NUCA, e do secretário de Educação, Leonel Lopes. A ação teve por objetivo alertar sobre a má alimentação, em que pode acarretar em uma serie de problemas a saúde, bem como, incentivar hábitos alimentares saudáveis, como forma, de prevenir a obesidade infantil.
O encontro foi aberto pela mobilizadora do NUCA, Lucia Sousa, que informou que ação faz parte do Desafio 2 – Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade. “Através de uma pesquisa foi diagnosticado no Brasil um nível muito alto de crianças entre 0 e 5 anos obesas e com sérios problemas de saúde, que vão desde de pressão alta, a doenças no sangue. E como em nosso município esse indicador está alto, estamos promovendo essa ação com o intuito de conscientizar os pais sobre a importância da alimentação saudável”, explicou.
Após ser servido um café da manhã com alimentos saudáveis, as adolescentes do NUCA, Ana Carla, Pâmela Coutinho e Milena Teles, ministraram uma palestra quando explanaram sobre 10 passos para a alimentação e hábitos saudáveis.
Na ocasião, a articuladora do Selo Unicef, Joelma Araújo, informou que em Massapê, o indicador sobre obesidade está no vermelho, ou seja, que tem no município muitas crianças de 0 a 5 anos com sobrepeso e obesas. “É preciso que os pais fiquem em alerta com relação ao peso da criança, e que ofertem alimentos saudáveis, prevenido além do excesso de peso, que a criança fique doente”, alertou.
A nutricionista, Dayara Sousa, ministrou uma palestra sobre a temática. Ela disse que o objetivo e alertar para o problema e buscar preveni-lo.” É um assunto muito sério, antigamente o que atingia as crianças era a desnutrição, e hoje é a obesidade. E isso se dá pela má alimentação, por isso, é importante incentivar a alimentação saudável desde pequeno”, disse.
A nutricionista, ainda mostrou diversos alimentos que não devem ser consumidos pela quantidade de calorias e por não possuírem nutrientes. Citando ainda as várias doenças que podem ser provocadas pela má alimentação como colesterol alto, diabetes e leucemia dentre outras.
Nos exemplos usados por Dayara, ela mostrou a grande quantidade de óleo, açúcar e sal que possuem alguns alimentos industrializados, tidos como grandes vilões da saúde. Na oportunidade, ela orientou as mães sobre os alimentos que devem ser consumidos, como legumes, frutas, ovos, bolos de legumes, cuscuz, dentre outros.
Veja fotos: