O prefeitos de 19 municípios do Piauí decidiram, de forma conjunta, cancelar todos os eventos promovidos pelo poder público ou pela iniciativa privada até o dia 31 de julho de 2020, ou pelo período que durar a pandemia do COVID-19, o novo coronavírus.
A informação foi divulgada pela Associação dos Municípios do Vale do Itaim – AMVI, e leva em consideração a situação de emergência em saúde pública declarada pelo Ministério da Saúde, pelo Governo do Estado e pelos municípios, em virtude do estágio de infecção comunitária do Covid-19.
De acordo com o presidente da AMVI, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, que é prefeito de Caridade do Piauí, a decisão foi tomada em conjunto, pensando no bem estar e na saúde da população. “Ressaltamos o compromisso destes gestores em lutar e garantir a preservação da vida humana, que é de longe, o bem maior que possuímos, não podendo agir de outra forma, a não ser esta, como medida profilática para o não avanço do Covid-19 em nossa região”, diz a Nota.
O municípios são Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Marcolândia, Massapê do Piauí, Alegrete do Piauí, Vila Nova do Piauí, Padre Marcos, Belém do Piauí, Jaicós, Patos do Piauí, Betânia do Piauí, Conceição do Canindé, Jacobina do Piauí, Francisco Macedo, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Grande do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Santo Inácio do Piauí.
Em uma Nota de Esclarecimento, a Associação lamenta os prejuízos na economia, mas destaca a importância das medidas preventivas. “Infelizmente, sabemos que a economia de nossa região, assim como do mundo todo, está sofrendo o impacto do isolamento social, por qual todos passamos. Faz-se necessária a adoção de medidas como estas, com fulcro em relatórios técnicos científicos da Organização Mundial de Saúde – OMS”.
A Nota destaca, também, os esforços dos gestores municipais para a preservação da saúde de todos, adotando medidas emergenciais que tem por objetivo garantir, o quanto antes, retorno à normalidade, e pede o apoio e a compreensão da população. “Contamos com a compreensão de cada cidadão e cidadã, no cumprimento das medidas de prevenção amplamente propagadas, pois só assim sairemos vitoriosos nesta batalha”, diz a Nota.