O município de Massapê do Piauí avançou no quesito transparência, segundo o novo relatório da Escala Brasil Transparente (EBT) divulgado nesta quinta-feira (11). A avaliação Escala Brasil Transparente é aplicada desde 2015, chegando a sua 3º edição.
Na avaliação realizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), o município alcançou a nota 7,5 numa escala de 0 a 10, quanto ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI). A metodologia avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros.
Em sua nova colocação, o município de Massapê do Piauí ocupa o ranking da transparência em 3º lugar em relação aos 224 municípios do estado do Piauí.
Francisco Epifânio de Carvalho Reis, o Chico Carvalho, comemorou a o resultado da avaliação. “Estamos muito feliz pelo resultado. Esse é o resultado de um trabalho organizado e de uma administração que busca sempre a transparência e procura constantemente produzir políticas públicas que têm como objetivo atender as demandas coletivas do município”, disse o gestor.
Entre os municípios do Piauí, nenhum conseguiu alcançar nota máxima que é 10. O melhor resultado foi o de Valença do Piauí, com 8,75. Entre os primeiro seguem, nesta ordem, os municípios de Cocal de Telha, Massapê do Piauí, São João do Piauí, Simões, Sussuapara, Cabeceiras do Piauí, Parnaíba, Teresina, São Pedro do Piauí, Belém do Piauí, Lagoa do Sítio e Lagoa do Barro.