Notícia

Postado em 5 de Agosto de 2019 às 08:51 Fonte: Cidades na Net

Festival Desportivo de Férias encerra com finais dos torneios e show com Edy Sakana

Durante 15 dias a comunidade se transformou

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria da Juventude, Desporto e Lazer, realizou, no período de 21 de julho a 04 de agosto, a 11ª edição do Festival Desportivo de Férias, evento esportivo, cultural e festivo realizado na comunidade Angical, zona rural do município, distante cerca de 5 km da cidade.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA!

Dentre os objetivos do Governo Municipal, estão a promoção do lazer e o entretenimento à população e visitantes, o aquecimento a economia local, com a geração de trabalho e renda temporária, e incentivo ao esporte, com a realização dos Torneios de Futebol de Areia em três modalidades – masculino adulto, masculino sub15 e feminino – e a participação de 31 times.

Durante esses 15 dias a comunidade se transformou. Uma Arena com quadra de areia iluminada e cerca de 30 barracas, formando uma grande praça de alimentação, foi montada nas areias do Rio Boa Esperança para a realização do evento, que é considerado um dos maiores do município em vários aspectos.

Os jogos oficiais aconteceram aos domingos, quando o evento recebia um maior número de pessoas, mas, durante toda a semana, quando aconteciam os amistosos e jogos treinos, era grande a movimentação na Arena.

Neste domingo (4), último dia, o Festival chegou ao seu ponto alto com as fases finais e as disputas pelos títulos nas três modalidades dos Torneios. Na modalidade feminino, o time das Parceiras levou o título de campeão. Em segundo lugar ficou o Olho D’água, e em terceiro, o Vilão. A artilheira foi Francitânia, do Olho D’água, com 4 gols. A melhor goleira foi Gabi, do Força Feminina.

Na modalidade Sub15 Masculino, o Abóbora ficou em primeiro lugar, seguido do Jurema Leite e do Chupeirinho. No Torneio, dois atletas empatarma na artilharia – Bruno, do Abóbora, e Micael, do Jurema Leite. O melhor goleiro foi Vinícius, do Chupeirinho.

Na principal modalidade do Festival, Adulto Masculino, o time dos Parças venceu o confronto final e conquistou o título de campeão pelo terceiro ano consecutivo. Em segundo lugar ficou o Vilão, e em terceiro, o Chupeirinho. O artilheiro foi Katriel, dos Parças, com 12 gols marcados. Sem sofrer nenhum gol na competição, Francinildo, também dos Parças, foi premiado como o melhor goleiro.

Como forma de apoio e incentivo ao futebol, a Secretaria Municipal de Esportes distribuiu R$ 4.500 de premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas definitivos, para os três melhores times em cada modalidade, artilheiro e goleiro.

Além dos jogos oficiais, neste domingo também aconteceu uma partida de confraternização entre os times da Prefeitura e Câmara Municipal, liderados pelo prefeito Chico Carvalho e pelo vereador presidente da Casa, Rafael Veloso.

A cerimônia de premiação aconteceu logo após a final do Torneio Masculino Adulto e contou com a participação de diversas autoridades, como o prefeito Chico Carvalho, a primeira-dama Verônica Cavalcanti, o deputado estadual Georgiano Neto, a vice-prefeita Luíza Cecília, o advogado João Deusdete, os vereadores Rafael Veloso, Rivaldo Carvalho, Mariane Farias, José Juvaldi, Nonato Apolônio, Antônio Augusto e José Marilson, secretários e assessores municipais e os prefeitos Neném de Edite (de Jaicós) e José Valdinar (de Padre Marcos).

Na oportunidade, o secretário de Esportes, Roberto Carvalho, comemorou o crescimento e o sucesso do evento. “Estou à frente desse evento há três anos como secretário, mas sempre participei e colaborei com o Festival nos sete anos que foi realizado na gestão do prefeito Chico Carvalho, e fico feliz e emocionado em ver o crescimento do nosso Festival a cada edição. Esse ano foi o maior em participação, em competição, porque a gente trabalhou não só aos domingos, mas todos os dias, desde antes da abertura. Cansado, mas muito gratificado, porque estou organizando um evento em Angical, onde tenho as minhas origens.”, disse agradecendo a todos que participaram e fizeram desse mais um grande evento e ao prefeito Chico Carvalho por todo o apoio dado.

O deputado estadual Georgiano Neto participou pela primeira vez do evento, parabenizou a gestão pelo Festival e anunciou seu apoio para a próxima edição. “É uma satisfação voltar a Massapê do Piauí, visitar a comunidade Angical e prestigiar esse grande evento esportivo. Reafirmo aqui o compromisso com o município de Massapê do Piauí. Aqui estaremos ao lado de todos aqueles que querem o bem deste município para trabalhar muito e ajudar a melhorar a vida das pessoas que aqui vivem, inclusive, fortalecendo esse evento no próximo ano, quando nós vamos fazer o maior de todos na sua gestão.”, disse.

Feliz com o sucesso do evento, durante a cerimônia, o prefeito Chico Carvalho fez um pronunciamento em tom de agradecimento a todos que prestigiaram e contribuíram para o crescimento do Festival Desportivo de Férias. O gestor destacou todo o trabalho realizado, desde a terraplanagem da estrada que interliga a cidade a Arena do Rio Boa Esperança, para melhorar as condições de acesso ao evento, a preparação da Arena e a realização dos Torneios.

O gestor apontou o Festival como a opção de lazer e entretenimento ofertada à população no período das férias. “Vamos trazer mais novidade, investir mais no Festival, que é a nossa melhor opção de férias e tem sido bem aproveitada pela população, pelos nossos alunos, a juventude. Quem pode, nas férias, vai para fora do país, para as praias, e essa é a nossa praia, o nosso litoral”. A ideia colocada pelo prefeito é envolver não somente os atletas de Massapê, mas também, dos municípios vizinhos, seja com jogos de confraternização ou mesmo realizando uma competição intermunicipal.

Economia
Além da prática esportiva o lazer, outro aspecto importante do evento é a movimentação da economia local. No espaço onde acontece o evento, no Rio Boa Esperança, por onde passam milhares de pessoas, foram montadas cerca de 30 barracas que comercializam bebidas e uma grande variedade de pratos da culinária regional.

As barracas são de pessoas do próprio município e se tornam uma boa alternativa de aumento da renda familiar. Marlene Maria da Silva, que reside no povoado Abóbora, monta a barraca há seis anos e já tem uma clientela fiel.

“Aqui é uma oportunidade de melhorar de vida. A gente se muda para cá nesses 15 dias, de segunda a domingo, quase sem ir em casa. Mas vale a pena. […] Aqui nós vendemos de tudo um pouco, o salgado, carne de carneiro, buchada de bode, feijoada, peixe. Vende tudo que a gente faz.”, disse.

Léo, que mora na própria comunidade Angical, também monta sua barraca há seis anos. Nesse ano, o cardário da barraca teve uma novidade, a pizza, além do salgado, refeição, churrasco. “A pizza é uma inovação aqui no evento e o pessoal parece que aprovou bem a ideia. A gente vende bem.”, disse.

Na barraca trabalham cinco pessoas da família. “Todo ano tá melhorando um pouco e no final dá pra sobrar alguma coisa pra ajudar no sustento da família. A Prefeitura tá de parabéns por fazer esse evento. Eles estão contribuindo com muitas famílias aqui.”, disse.

Show
Uma novidade da 11ª edição do Festival Desportivo de Férias de Massapê do Piauí foi o show após os Torneios. A atração artística foi o cantor Edy Sakana, que animou o grande público, formado por pessoas do próprio município e de outras cidades vizinhas.



Comentários »