A escola da rede municipal de ensino Manoel Joaquim de Carvalho, localizada no povoado São Francisco, zona rural de Massapê do Piauí desenvolveu o Projeto Viva o Semiárido, onde promoveu diversas atividades voltadas a educação do campo.
Dentro do tema, “Educando para uma alimentação saudável”, foi trabalhado com os educandos, através do cultivo de hortaliças, essa temática, desconstruindo o esteriótipo historicamente construído, de que no seminário não é possível produzir.
A atividade oportunizou aos estudantes, a realização de práticas relacionadas aos conhecimentos cotidianos, adquirindo hábitos que possam contemplar melhor os princípios associados ao dia-a-dia do aluno, bem como, desconstruir a imagem de negação acerca do semiárido, pensando numa visão de perspectiva e possibilidades, relacionadas a agricultura familiar, resgatando e valorizando os hábitos alimentares tradicionais.
O projeto teve como objetivos, desenvolver práticas educativas através da produção e cultivo de hortaliças agroecológicas, sensibilizar para hábitos alimentares saudáveis, estimular a comunidade escolar para o contato direto com a terra, na preparação do solo para a produção de hortaliças, e promover conhecimento sobre uma alimentação saudável, experimentada na própria cozinha e na merenda escolar.
Dentre as ações realizadas, destaque para o plantio de uma horta, construída no pátio da escola, na qual, os produtos já estão sendo utilizados na merenda escolar. E também para a produção de uma maquete feita pelo aluno Francisco Emanoel, onde retratou uma casa típica do semiárido piauiense, mostrando adjetivos de que é possível sobreviver e bem no campo.
A Culminância do projeto, aconteceu em clima de São João, na noite de sexta-feira, 06, na referida escola, quando foi apresentado e exposto pelos alunos todo que foi realizado durante o projeto, onde os professores e educandos mostraram as potencialidades do semiárido.
Na abertura, o secretário de Educação, Leonel Lopes, saudou a todos, parabenizou a escola pelo excelente trabalho realizado e os alunos por todo empenho. “É possível ver o engajamento de todos no projeto, podendo assim contextualizar a teoria com prática, onde quero frisar ainda a participação dos pais, que é muito importante, pois percebemos que a comunidade está integrada com a escola, o que proporcionou o melhor desenvolvimento do trabalho aqui realizado, e que ficou muito bom. Parabéns a todos, pois são com incetivos como este, que fazem uma educação mais participativa e inclusiva”, disso o gestor da pasta.
O diretor da escola, Joaquim Carvalho, agradeceu a toda a equipe da escola pela realização do Projeto Viva o Semiárido. ” O empenho de todos foi essencial para a realização do projeto e desse momento e culminância das ações, o sentimento é de gratidão e parabéns a todos”, disse.
Também se pronunciaram, a supervisora de ensino, Zefinha Carvalho, o chefe de gabinete José Erenido, a secretária de Gestão e Planejamento Lucileide Carvalho e a coordenadora Feliciana Carvalho, que enalteceram tudo que foi produzido.
Diversas apresentações foram realizadas. Inicialmente professores da escola, recitaram um cordel, houve apresentação sobre a importância da chuva para as plantinhas, poesia, coreografia musical, a dança do cadeeiro e do forró, apresentação das atividades desenvolvidas no projeto em vídeo, e das quadrilhas ‘Flor de Mandacaru e Arrasta Pé.
Foram expostos amostras de artesanato, uma variedade comidas típicas, experimento sobre erosão do solo, demonstração de solos predominantes da região, entre outros.
O evento finalizou com a entrega de premiação da Prova Massapê e do concurso de leitura. Foram premiados os três primeiros colocados, o segundo e terceiro lugar ganharam presentes e medalhas e os primeiros colocados, foram presenteados com um dia de lazer no Tibungo Park, localizado na cidade de Francisco Macedo.
Veja fotos: