Postado em 2 de Agosto de 2019 às 09:23 Fonte: Ascom

Educação inicia semestre com Encontro Pedagógico e lançamento de projeto

Início das aulas no segundo semestre do ano letivo 2019

O município de Massapê do Piauí se prepara para o início das aulas no segundo semestre do ano letivo 2019 em todas as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

Nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, dentro do processo de formação continuada dos professores, foi realizado o III Encontro Pedagógico. A abertura aconteceu na Escola Municipal João Manoel da Costa, organizado pela equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação e reuniu professores, diretores e coordenadores.

O secretário Leonel Lopes deu as boas vindas aos educadores, trouxe dados do primeiro semestre e afirmou que o objetivo é continuar avançando no segundo ciclo de 2019. “Tivemos muitas coisas boas nesse primeiro semestre, quando a nossa proposta era para que a educação de 1º ao 5º ano fosse realmente melhorada, para que chegássemos nos anos finais com os alunos sabendo ler. Vimos o desenvolvimento bem grande, embora ainda temos algumas dificuldades, mas temos todo o segundo semestre para continuar com esse trabalho e tentar alcançar esse objetivo.”, disse.

O secretário colocou que continuará com uma gestão mais próxima das unidades escolares. “Acompanhamos de perto as escolas no primeiro semestre e vamos estar ainda mais presente no segundo, que é para acompanharmos melhor o que está acontecendo nas escolas, e assim, podermos trabalhar a resolução de cada problema.”, pontuou.

Na oportunidade, a supervisora de ensino da Rede Municipal, Josefa Carvalho, lançou o projeto pedagógico “Viajando na Leitura”, que será trabalhado em sala de aula de 06 de agosto, quando terão início as aulas, até o dia 10 de dezembro, para quando está previsto o encerramento.

De acordo com a supervisora, que integrou a equipe elaboradora, o objetivo geral é incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, facilitando o acesso ao acervo literário da escola, as revistas e pesquisas através da internet. O projeto quer propiciar aos alunos práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar, melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar, a redução da evasão e o analfabetismo funcional na escola, além de estimular o raciocínio, a linguagem, a escrita e a atenção, enriquecendo a vivência, convivência e a cidadania entre os alunos.

Após a cerimônia de abertura, no pátio da escola foi realizada pelos professores a encenação do conto de fadas “Branca de Neve e os sete anões”, que será trabalhado neste bimestre.

Em seguida, os professores foram divididos em salas de aula por áreas de ensino, onde a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação apresentou o conteúdo de forma uniformizada para todas as escolas. A professora Maria do Socorro ministrou a oficina para os professores da Educação Infantil; o professor Junior Coutinho para os professores de matemática; Nilda Teles ministrou a oficina de linguagem e código; Lúcia Sousa, de Ciências Humanas e Ciências da Natureza; e Joelma Araújo, do 1º ao 3º ano.

Durante o Encontro Pedagógico, a Secretaria prestou homenagem e distribuiu brindes aos professores que são pais.

Nesta sexta-feira (02), a formação foi realizada de forma individualizada em cada unidade escolar.

As aulas da Rede Pública Municipal de Ensino de Massapê do Piauí terão início na próxima terça-feira, dia 06 de agosto, em todas as unidades escolares da sede e da zona rural.

_Mais fotos