Notícia

Postado em 19 de Abril de 2018 às 17:36 Fonte: Cidades na Net

Comissão do Selo Unicef realiza ações de busca ativa escolar em Massapê do Piauí

O objetivo da ação é conhecer os motivos que tem levado os alunos a estarem fora da sala de aula

Como parte das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, que atua nas atividades desenvolvidas através do Selo Unicef Edição 2017-2020, realizou nesta quarta-feira (18), em Massapê do Piauí, ações de busca ativa escolar.

A articuladora Joelma Araújo, a presidente do CMDCA, Joyce Canuto, o conselheiro tutelar Expedito Filho, e a integrante da comissão Lucineide Francisca de Carvalho, juntamente com os adolescentes Yuri Renan de Sousa, Famlly Silva Coelho, Keylane da Conceição Silva, Ayrinanda Janielly Carvalho e Mylenna Coutinho Sousa, que integram o NUCA, visitaram famílias nas localidades  Vilão I e Baixio Grande.

Foram visitadas famílias de alunos que estão matriculados na Escola Municipal Manoel Joaquim de Carvalho, mas não têm frequentado as aulas. De acordo com articuladora  Joelma Araújo, o objetivo da ação é conhecer os motivos que tem levado os alunos a estarem fora da sala de aula. “Realizamos a visita às famílias para sabermos o real motivo pelos quais os alunos não estavam comparecendo as aulas. Na oportunidade, explicamos aos familiares a importância dos mesmos estarem frequentando a escola, e também ouvimos os problemas que enfrentam. Eles demonstraram serem conscientes da importância do estudo para seus filhos” disse ela.

Ainda segundo Joelma, a atividade faz parte de uma das ações do NUCA, o projeto “Fora da Escola Não Pode”, que tem o objetivo principal de promover a inclusão escolar e a troca de saberes.

Após as visitas às residência, a equipe seguiu para a Escola Municipal Manoel Joaquim de Carvalho, no povoado São Francisco, distante cerca de 24 km da sede, onde foi realizado um momento de interação com os alunos, que foram mobilizados a participarem efetivamente das atividades escolares. Joelma frisou  a importância da escola e o benefícios proporcionados através da educação.

Em seguida, os adolescentes do NUCA estimularam os jovens de 16 e 17 anos a fazer o cadastro e alistamento do título de eleitor e falaram sobre a importância do documento para o cidadão, como parte do desafio #PartiuMudar, proposto pelo guia de adolescentes do NUCA, com o intuito de promover a educação para a cidadania democrática.

Buscando contribuir com a efetivação dos direitos da criança e do adolescente no município, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes deve se engajar em atividades que serão realizadas a partir dos seguintes desafios:  Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo; Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade; Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola; Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet;  Promover a educação para a cidadania democrática – #Partiu Mudar; Promover a inclusão escolar e a troca de saberes – Fora da escola não pode; Promover o direito à saúde sexual e reprodutiva e Promover práticas de enfrentamento ao racismo e desigualdade de gênero.

Veja mais fotos:

 


Comentários »