Segundo a mobilizadora de adolescentes do NUCA, Lucia Sousa, foram promovidas três atividades. Anteriormente, aconteceu uma roda de conversa com os adolescentes sobre a temática. Num segundo momento, os adolescentes realizaram uma ação de mobilização social, em que foram em escolas com uma urna onde os estudantes puderam colocar na mesma as perguntas sobre saúde sexual e reprodutiva.
Ainda de acordo com Lucia, na palestra de hoje, a urna com as perguntas foram entregues aos profissionais de saúde, que irão responder e posteriormente, será encaminhado e fixado no mural das escolas para sanar as dúvidas do público alvo sobre o referido tema.
A palestra foi ministrada pela enfermeira, Daniele Xavier, que abordou sobre a saúde sexual e explanou sobre diversos métodos preventivos e contraceptivos. Daniele, ainda orientou sobre a importância usá-los tanto para evitar uma gravidez indesejável, quanto para prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
Após a palestra os adolescentes, foram orientados pela nutricionista Dayara Sousa e a coordenadora da Atenção Básica, Claudete Batista, sobre a caderneta de saúde do adolescente, quando foi feita a atualização da mesma.