Postado em 31 de Maio de 2016 às 15:02 Autor: Odaliana Carvalho Fonte: Cidades na Net

MASSAPÊ | Igreja divulga a programação dos festejos de São João Batista

MASSAPÊ | Igreja divulga a programação dos festejos de São João Batista

A comunidade católica de Massapê do Piauí celebra neste mês de junho a tradicional festa de São João Batista, santo padroeiro do município. A programação foi divulgada pela Igreja. Este ano, o festejo terá como tema “Com São João Batista, sairemos em missão levando a misericórdia do Pai” e o lema “Vinde e cuidemos da Casa Comum”.

As atividades do maior evento religioso do município terão início dia 1º de junho, às 19h, na Igreja Matriz, com a celebração da Santa Missa de envio das imagens peregrinas.

Até o dia 14, as oito imagens peregrinas de São João Batista percorrerão os lares das famílias devotas, um período de evangelização, de ação missionária, que reúne as famílias para reflexão sobre diversos temas. Este ano, além da sede, imagens do padroeiro irão peregrinar nas comunidades de Abóbora, Altinho, Caraíbas, Juazeiro do Quitó e Vilão I.

No dia 15 de junho, às 5h, a alvorada festiva anuncia a abertura do novenário. Às 6h a comunidade se reúne para a oração da manhã, às 6h, e em seguida, acontece o café comunitário. Ao meio dia é rezado o Ofício da Imaculada Conceição, e às 18h, os grupos peregrinos se encontram na entrada da cidade, em frente à residência do Sr. Zé Nou. Após a tradicional benção dos objetos, chaves e automóveis, os devotos seguem caminhada à Igreja São João Batista, para celebrar a primeira noite de novena.

Até o dia 23 de junho, diariamente, são celebrados o Ofício e a Santa Missa, respectivamente, às 12 e 18h. Após as missas, acontece a quermesse.

Na quarta-feira, dia 22, após a Missa, além da quermesse, será realizado sorteio da Rifa de São João Batista, em prol da ampliação da Igreja Matriz. Serão sorteados oito prêmios: 1º – ferro elétrico, 2º – ventilador, 3º – liquidificador, 4º – batedeira, 5º – aparelho de jantar, 6º – celular, 7º – micro-ondas, e 8º – moto Honda Pop 100. Na quinta-feira, dia 23, a Igreja promove o leilão de São Batista, evento social que reúne a comunidade em um espaço de confraternização.

No dia 24, a Igreja celebra a tradicional festa de São João Batista. Às 9h, acontece a Missa Solene na Igreja Matriz, seguida da procissão pelas ruas da cidade e a bênção do Santíssimo Sacramento.

Veja a programação completa:

DIA 15/06/2016 – Quarta-feira
05:00h – Alvorada Festiva;
06:00h – Oração da Manhã;
06:30h – Café Comunitário;
12:00h – Ofício de Nossa Senhora;
18:00h – Encontro dos Grupos com as imagens, oração e bênção dos objetos, chaves e automóveis. (No terreno ao lado da casa do Sr. Zé Nou). Seguindo em procissão até a Igreja de São João Batista.
19:00h – Novena/Missa.
SUBTEMA: Dar de comer a quem tem fome e Dar de beber a que tem sede;
Noitários: Grupos das peregrinações e comunidade em Geral.

DIA 16/06/2016 – Quinta-feira
SUBTEMA: Vestir os nus e Dar pousada aos peregrinos;
Noitários: U. E. Rafael Manoel da Costa e Juventude em geral.

DIA 17/06/2016 – Sexta-feira
SUBTEMA: Assistir aos enfermos e Visitar os presos;
NOITÁRIOS: E. M. João Manoel da Costa e SEMED.

DIA 18/06/2016 – Sábado
SUBTEMA: Enterrar os mortos;
NOITÁRIOS: Pastoral do ECC de Massapê e Jaicós.

DIA 19/06/2016 – Domingo
SUBTEMA: Dar bom conselho e Ensinar os ignorantes;
NOITÁRIOS: Pastoral da Catequese, Crisma, Coroinhas e Comerciantes.

DIA 20/06/2016 – Segunda-feira
SUBTEMA: Corrigir os que erram;
NOITÁRIOS: Secretarias de: Assistência Social, CRAS, Conselho Tutelar e Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).

DIA 21/06/2016 – Terça-feira
SUBTEMA: Perdoar as injúrias;
NOITÁRIOS: Secretaria Municipal de Saúde.

DIA 22/06/2016 – Quarta-feira
19:00h- Novena/ Missa.
SUBTEMA: Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
NOITÁRIOS: Pastoral do: Dízimo, Terço dos Homens de Massapê e Jaicós.
Após a missa haverá Quermesse e logo em seguida o sorteio da rifa em prol da ampliação da igreja.

DIA 23/06/2016 – Quinta-feira
SUBTEMA: Consolar os aflitos;
NOITÁRIOS: Poderes: Executivo, Legislativo; Secretarias de: Cultura, Agricultura e Esporte e Comunidades em geral.
Após a missa haverá o tradicional leilão ao lado da igreja.

DIA 24/06/2016 – Sexta-feira
09:00h – Missa Solene da Festa de São João Batista. Em seguida procissão com a imagem pelas ruas da cidade.