A Prefeitura de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou durante dois dias uma capacitação dos profissionais eleitos como conselheiros tutelares para a gestão 2020-2023.
A capacitação objetivou ampliar o conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, estimular o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como, os recursos gerenciais para o pleno exercício da função de Conselheiro Tutelar, fortalecendo a rede de serviços públicos municipais, fundamental para garantir a proteção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes do nosso município.
O evento que aconteceu no telecentro nos dias 17 e 18. As atividades tiveram início nesta terça-feira, quando houve um momento de diálogo com gestores da Saúde e Educação, para que haja o engajamento das ações com o trabalho em rede.
Na ocasião, a secretária de Saúde Deliany Cavalcante e o coordenador da educação Zé Filho, representando o secretário Leonel Lopes, frisaram a importância do trabalho em rede e se colocaram disposição para colaborar com as ações do Conselho Tutelar na proteção ao público infanto juvenil.
A capacitação foi ministrada pelo assistente social, Ananias Cruz, que falou sobre a importância da mesma. “O intuito é fazer com que os próximos conselheiros tutelares possam ter consciência do seu papel e de suas atribuições, e que também possam atuar na sociedade como agentes que devem garantir os direitos do público infanto juvenil e chamar a responsabilização daqueles que não conseguem exercer seu papel diante da criança e do adolescente”, disse.
Ananias ainda, abordou sobre questões ligadas as crianças e os adolescentes que precisam ser dialogadas e trabalhadas com as responsabilidades de cada um. “A sociedade cobra muito do Conselho, e muitas vezes os pais ficam distantes da realidade de seus próprios filhos e depositam no Conselho Tutelar toda uma responsabilidade, que na verdade é do pais”, ressaltou.
Por fim, ele parabenizou a gestão por promover a capacitação que garante a qualificação do conselheiro, permitindo ainda ao profissional exerce sua função com maestria.
O evento culminou com a entrega de certificados aos participantes. Os conselheiros tutelares tomarão posse em 10 de janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos.