Postado em 21 de Agosto de 2019 às 10:24 Autor: Danilo Bezerra Fonte: Ascom

Audiência pública debate sobre o papel das meninas e mulheres em posição de liderança

Atividade proposta pelo Selo Unicef com foco na promoção da educação para a cidadania democrática

O município de Massapê do Piauí realizou nesta terça-feira, 20, uma audiência pública, atividade proposta pelo Selo Unicef com foco na promoção da educação para a cidadania democrática – #PartiuMudar.

Organizado pela mobilizadora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Lúcia Sousa, o evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu dezenas de mulheres que ocupam posição de liderança no município para discutir sobre o seu papel no desenvolvimento de Massapê do Piauí.

A abertura foi feita pela articuladora do Selo no município, Joelma Araújo, que deu as boas vindas e fez uma breve introdução sobre o desafio proposto pelo Unicef, que é fortalecer a liderança de meninas e mulheres. Ela salientou que em Massapê as mulheres têm uma participação ativa e ocupam muitos postos de liderança e que isso precisa ser estimulado para as próximas gerações.

“Esse é um momento para nós refletirmos, trocar experiências de vida pessoal e profissional, de mostrar aos adolescentes o trajeto feito e o importante papel que hoje nós mulheres desempenhamos. Os adolescentes, mesmos que novos, precisam começar a sonhar, a imaginar e se prepararem para o futuro, pois vocês estarão no nosso lugar ocupando essas posições de liderança.”, disse.

A mobilizadora Lúcia Sousa também deu as boas vindas aos presentes e ministrou uma breve palestra que abordou sobre o empoderamento e a força feminina, temas bastante discutidos nos últimos tempos e que têm impulsionado mulheres a realizarem grandes conquistas, inclusive, a liderança.

“A mulher no comando, na liderança e onde mais ela quiser chegar, avaliada pela sua competência e seu potencial, valorizada por suas qualidades e habilidades, remunerada igualmente, reconhecida por fazer a diferença. Esse é o mundo ideal pelo qual as mulheres lutam todos os dias”, disse ela.

Após a palestra foi realizada uma roda de conversa conduzida pelas adolescentes Milene Teles e Sulene Carvalho, com a participação de outros adolescentes do NUCA, que direcionaram diversas perguntas às mulheres presentes sobre seu papel e atribuições nos postos de liderança que ocupam.

Para a vereadora Mariane Farias, por exemplo, os adolescentes perguntaram como ela se sente sendo a única mulher com assento na Câmara Municipal e quais são os maiores desafios e obstáculos enfrentados. Ao responder, a parlamentar lamentou o pouco interesse da mulher pela política e reconheceu que esse ainda é um espaço predominantemente masculino.

Dentre outras, estiveram presentes as secretárias municipais Lucileide Carvalho (de Gestão e Planejamento), Maria Lúcia (de Cultura), Deliany Cavalcanti (de Saúde), a assistente social do CRAS, Maria Conceição Carvalho; a supervisora da Rede Municipal de Ensino, Josefa Carvalho; a coordenadora de Censo Escolar, Lucineide Francisca; coordenadora da Educação Infantil, Cíntia Denise; as diretoras escolares Vilma Veloso e  Lucicleide Enedina; a coordenadora de núcleo escolar, Neuma Costa; a diretora da Creche Tia Biluca, Maria das Mercês; a diretora da escola estadual, Idê Xavier; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Ana Lúcia; a coordenadora escolar, Feliciana Carvalho; a coordenadora da Atenção Básica, Claudete Batista; a coordenadora da UBS, Clemilda Carvalho; a coordenadora do CRAS, Paula Fernanda; Roberto da Silva e Maria do Amparo, conselheiras tutelares; Maura Reis, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e Rosolândia Farias, ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal.