Postado em 17 de Junho de 2020 às 16:33 Autor: Josely Carvalho Fonte: Cidades na Net

Social de Massapê do PI promove “Campanha Cultural: Trabalho Infantil não é Legal”

A campanha é mais uma entre as diversas ações realizadas pela Secretaria

Integrando as ações realizadas em busca da conquista do Selo Unicef, a Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está promovendo a “Campanha Cultural: Trabalho Infantil não é Legal”.

A campanha é mais uma entre as diversas ações realizadas pela secretaria abordando temas voltados à infância e juventude. Em 18 de Maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, foi promovido um debate online com a participação da Promotora de Justiça da comarca de Jaicós, Dra. Karina Araruna e realizada a formação da Rede Comunitária de Proteção à Criança e ao Adolescente, que tem como principal objetivo fazer um mapeamento e diagnóstico das situações de violência pelo qual nossos jovens se encontram.

No dia de Combate ao Trabalho Infantil, houve um debate com a participação da Assistente Social Conceição Carvalho, e do Gerente Estadual de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Ananias Pereira.

Já a campanha “Trabalho Infantil não é Legal”, foi lançada no dia 8 de junho. “Para fortalecer ainda mais a nossa luta e fazer com que haja uma interação por parte da comunidade, realizamos a “Campanha Cultural: Trabalho Infantil não é Legal”, onde crianças e adolescentes poderiam nos enviar qualquer criação, desde poesia, desenho, redação, vídeos….enfim, qualquer obra que falasse sobre o Trabalho Infantil” informou o Assistente Social do município, Sidney Eduardo.

O período de envio das produções dos adolescentes seguiu até a última segunda-feira (15). “Após a análise dos materiais enviados, alguns foram desclassificados por não cumprirem os requisitos, e os demais publicados na página oficial da Secretaria Municipal de Assistência no Instagram – @semasm_pi” destacou.

Conforme Sidney, a campanha se estenderá até às 18h do dia 19 de junho, momento da divulgação dos ganhadores, que serão aqueles que tiverem a maior quantidade de curtidas na publicação. Os participantes estão concorrendo a duas cestas de chocolate, que serão dadas ao primeiro e segundo colocado.

O assistente social disse que a campanha tem mobilizado a cidade e tido um resultado positivo. “Fizemos as publicações hoje pela manhã e até agora houveram milhares de reações na nossa página, todas positivas. Foi surpreendente a mobilização da cidade com a campanha. Não achávamos que teria essa repercussão toda. Sabemos que durante o período de pandemia fica difícil realizar qualquer atividade, mas devemos nos habituar e nos reinventar. Ficamos muito felizes com toda a repercussão e por sabermos que, de alguma forma, está sendo possível fazer a conscientização, pois o trabalho infantil é uma realidade. Embora estejamos cientes de que o alcance tecnológico ainda seja um desafio na região, só pelo fato de passar o nosso recado para milhares de pessoas já nos deixa com a sensação de dever cumprido e de que estamos fazendo um bom trabalho” disse.

Sidney concluiu alertando que a violência contra crianças e adolescentes deve ser denunciada. “Qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes deve ser combatido e denunciado. Hoje temos vários canais de comunicação, mas o principal deles é o DISQUE 100, onde qualquer pessoa pode denunciar e terá sua identidade será preservada”.