No Brasil, cerca de 930 adolescentes e jovens dão à luz todos os dias, totalizando mais de 434,5 mil mães adolescentes por ano. Este número já foi maior e agora está em queda. Ainda assim, o Brasil registra uma das maiores taxas se comparado aos países da América Latina e Caribe, chegando a 68,4 nascidos vivos para cada mil adolescentes e jovens.
Com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, a articulação do Selo Unicef do município de Massapê do Piauí realizou na manhã desta terça-feira,03, uma palestra sobre a temática para os adolescentes e jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).
O evento aconteceu na Escola Rafael Manoel da Costa, e contou com o apoio da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Tutelar. A atividade faz parte do Resultado Sistêmico 7, especificamente, da ação de validação 7.1 – Assegurar que as equipes escolares desenvolvam atividades com os adolescentes sobre os
direitos sexuais e reprodutivos, prevenção da gravidez na adolescência e prevenção de IST.
A palestra, foi ministrada pela enfermeira, Danielly Xavier, que explanou sobre o tema “Prevenção da gravidez não planejada”. A palestrante se dirigiu aos adolescentes de forma dinâmica, quando abordou sobre todos os métodos contraceptivos, orientando como utiliza-los.
A enfermeira ainda, promoveu uma reflexão entre os jovens em relação ao desenvolvimento afetivo, autonomia e responsabilidade. E, ainda, incentivo-os a buscar orientações nas unidades de saúde sobre as formas de se prevenir, ressaltando a importância dos adolescentes tomarem decisões, de forma mais consciente, sobre a vivência da sua sexualidade, de forma segura, responsável e com conhecimento sobre seu corpo.
Durante a palestra, os participantes debateram sobre o assunto, tiraram dúvidas e fizeram questionamentos sobre algumas questões envolvendo os métodos contraceptivos. Também, foi realizado uma dinâmica onde os participantes expuseram o que aprenderam sobre o assunto.
Segundo informou, a mobilizadora de adolescentes do NUCA, Lucia Sousa, já foram concluídos os desafios do Selo, faltando apenas os resultados sistêmicos. Sobre a palestra, ela destacou a importância da mesma e disse que a ideia é orientar os adolescentes do NUCA sobre o tema, para que depois possam participarem de outras ações nas escolas, para que eles disseminem as informações adquiridas para outros adolescentes.
A articuladora do Selo Unicef, Joelma Araújo, dialogou com os adolescentes, quando repassou diversas informações, destacando sobre a importância dos mesmos aproveitarem a vida, curtir as etapas e não atropela-las, sabendo o momento certo para cada situação e terem responsabilidade com a vivência da sua sexualidade. “Não é vergonhoso se prevenir, é necessário, pois além de evitar um gravidez indesejada, evita muitas doenças”. frisou.