Notícias
Ministério da Agricultura suspende uso de lotes da vacina Excell 10 após mortes de animais no Piauí
Data de Publicação: 21/08/2025
Em atendimento à Nota de Alerta emitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Massapê do Piauí informa que produtores rurais, médicos veterinários e revendedores de produtos veterinários devem suspender imediatamente o uso das partidas 016/2024 e 018/2024 da vacina Excell 10, indicada para prevenção de clostridioses em bovinos, ovinos e caprinos.
A orientação ocorre após relatos de eventos adversos graves, com evolução para óbito, possivelmente associados ao uso dessas partidas da vacina. O MAPA determinou a apreensão cautelar dos lotes nos locais de distribuição e comercialização, enquanto a empresa responsável adotou medidas para comunicar e bloquear a venda do produto. Até o momento, não há registros de problemas relacionados a outros lotes da vacina.
O Ministério da Agricultura, em nota, reforça que os órgãos executores de sanidade agropecuária devem alertar médicos veterinários, produtores e revendedores sobre a necessidade de suspender o uso dos lotes afetados e comunicar quaisquer novos casos suspeitos por meio do canal FalaBR (falabr.cgu.gov.br).
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI-PI) também reforçam que mortes suspeitas de animais devem ser comunicadas imediatamente à Adapi mais próxima, pelo e-sisbravet, pelo site da Adapi ou pelo WhatsApp (86) 99462-1644, para atendimento e notificação adequada.
As ocorrências estão sendo investigadas pelo MAPA, pela Adapi e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Amostras também foram encaminhadas para a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a fim de identificar a causa exata das mortes. Até o momento, não há confirmação oficial de que a vacina tenha provocado os óbitos.
