Notícia

Postado em 25 de Junho de 2019 às 07:57 Fonte: Cidades na Net

Massapê do Piauí celebra a 40ª festa de São João Batista

Uma tradição cultural religiosa que se repete há 40 anos

A comunidade católica de Massapê do Piauí celebrou na noite desta segunda-feira, dia 24 de junho, a Festa de São João Batista, uma tradição cultural religiosa que se repete há 40 anos, iniciada em 1979, muito antes da emancipação política do município, ocorrida em 1995.

A Missa Solene foi presidida pelo bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, concelebrada pelo diácono Cláudio Santana de Carvalho, com a participação de muitos fiéis devotos do precursor de Jesus Cristo.

Na homilia, o celebrante fez um relato sobre a história do santo, o filho de Zacarias e de Isabel, que pregava um batismo de penitência e batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no Rio Jordão, o que o levou a ser chamado Batista, porque batizava com água. Segundo o bispo, João Batista foi precursor de Jesus, aquele que preparou os caminhos do Senhor. Além de Maria, mãe de Jesus, João Batista é o único santo cujo nascimento é celebrado.


CONTEÚDO RELACIONADO:
– Executivo e Legislativo celebram a última noite de novena da Festa de São João
–  2ª noite de novena e missa dos festejos de São João Batista em Massapê do Piauí


Em seguida, os fiéis participaram da tradicional procissão com a imagem do padroeiro, que percorreu várias ruas da cidade, animada por cântico e louvores.

De volta à Igreja, foi feita o arreamento da bandeira do padroeiro e um momento de celebração pelas quatro décadas de fé e devoção a São João Batista, conduzido pelo devoto Paulo Assis, católico fervoroso filho de Massapê e que atualmente reside em São Paulo. Antes da bênção final, a comunidade cantou os parabéns e assistiu à queima de fogos de artifício.

Após a celebração, a exemplo das nove noites de novenário em preparação para a festa, a comunidade se reuniu na quermesse, onde também aconteceu o sorteio do Rifão de São João em prol da ampliação da Igreja.

As celebrações tiveram início no dia 15 de junho, quando as imagens peregrinas do padroeiro retornaram à igreja conduzidas pelos grupos de rua. O 40º festejo de São João Batista em Massapê do Piauí refletiu sobre o tema “Com São João Batista: queremos ser instrumentos de paz, justiça e amor”, e o lema “Vós sois todos irmãos”.

_Mais fotos

     

   



Comentários »